Formação e Posição da Bateria na Identidade Cultural

Na Associação de Capoeira Identidade Cultural temos um padrão quando o assunto é formação e posição da bateria e deve ser seguido em todos os centros de treinamentos. Quanto a formação, a bateria oficial deve ser composta por três berimbaus (gunga, médio e viola), atabaque e pandeiro sendo aceito instrumentos complementares como agogô e reco-reco. Esses últimos sempre que possível, devem estar nas mãos de crianças, devidamente orientadas por um maior. Essa é uma forma de introduzi-las na bateria.
Quanto a posição, é imprescindível que o gunga fique ao lado do atabaque. Isso por que como o atabaque tem som forte, o tocador deve se manter alerta para nunca ultrapassar o gunga. Estando um do lado do outro, é muito mais fácil manter a harmonia da bateria pois os tocadores podem se comunicar com facilidade, tanto visual como verbalmente.

Do ponto de vista da bateria,  da esquerda para a direita, a formação deve ser a seguinte: atabaque, gunga, médio, viola e pandeiro. Os instrumentos complementares como agogô, reco-reco e outros podem ser posicionados tanto ao lado do pandeiro quanto do atabaque.

Contramestre Paula
Presidente

Formação e Posição da Bateria na Identidade Cultural Formação e Posição da Bateria na Identidade Cultural Reviewed by Paula Lopes on 12:40 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.